Eventos
EXPOMONTES (Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros).
https://www.expomontes.com.br/
Evento anual, com 10 dias de duração, que ocorre de uma sexta feira até o 2º domingo seguinte, tendo o dia 03 de julho de cada ano (aniversário da cidade de Montes Claros), como o dia franqueado ao público em geral.
Local: Parque de Exposições João Alencar Athayde.
Praça Lindolfo Laughton, 1373 – Alto São João – Montes Claros/MG.
Público Alvo: Produtores rurais, agricultores familiares, empresários, autônomos, universitários e comunidade em geral.
Atividades: Agronegócio, economia, educação, cultura, saúde e entretenimento.
FENICS (Feira Nacional da Industria, Comércio e Serviços de Montes Claros).
https://www.fenics.com.br/
Evento anual, com 4 dias de duração, que ocorre de uma quinta feira até o domingo seguinte, em meado de setembro de cada ano.
Local: Parque de Exposições João Alencar Athayde.
Praça Lindolfo Laughton, 1373 – Alto São João – Montes Claros/MG.
Público Alvo: Empresários da indústria, comércio e serviços, autoridades, autônomos, profissionais liberais, universitários e comunidade em geral.
Proposta: Divulgação das potencialidades produtivas da região e realização de negócios entre os participantes.
FESTA NACIONAL DO PEQUI.
https://portal.montesclaros.mg.gov.br/noticia/cultura/30-festa-nacional-do-pequi-prefeitura-prepara-evento-com-muita-musica-e-comidas-tipicas
Evento anual, com 3 dias de duração e entrada franca, de uma sexta feira até o domingo seguinte e que ocorre na 2ª quinzena de novembro de cada ano.
Local: Praça Dr. Chaves (Praça da Matriz).
Público Alvo: Apreciadores do pequi e comunidade em geral.
Proposta: Divulgação do Pequi – fruto típico da região e difusão da cultura a ele relacionada.
FESTAS DE AGOSTO E FESTIVAL FOLCLÓRICO.
https://www.instagram.com/associacaodoscatopes?igsh=MWk0NXh4aDcxaTZqeg%3D%3D
Dentre as manifestações folclóricas que ocorrem em Montes Claros, desde 1839, se destacam as Festas de Agosto, dos Catopês (que representam os nativos da África), das Marujadas (inspiradas nas tradições luso-espanholas, referindo-se aos grandes feitos náuticos dos cristões) e dos Caboclinhos (que simbolizam os índios brasileiros), numa síntese da formação étnica do povo norte-mineiro e onde esses diferentes grupos se integraram para celebrar, com seus tambores e fitas, com suas músicas e danças, a fé e devoção em Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e no Divino Espírito Santo.
Nessas expressões populares os grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos buscam demonstrar a cultura e a religiosidade do povo africano que manteve suas tradições, daqueles que aqui se estabeleceram no processo de colonização e dos povos originários que contribuíram para o fortalecimento da nossa identidade racial; e, a cada ano, paralelamente às Festas de Agosto, acontece o Festival Folclórico, promovido por educadores e membros da comunidade.
De Montes Claros para o mundo: os Catopês, Marujos e Caboclinhos, das Festas de Agosto de Montes Claros, se tornaram no tema “Um céu de fitas” para o enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói, no carnaval de 2024.
Evento que acontece entre os dias 16 a 20 de agosto de cada ano. Entrada franca.
Local de referência: Praça Dr. Chaves (Praça da Matriz).
Público Alvo: Apreciadores da cultura regional, turistas, grupos folclóricos, pessoas ligadas a essas matrizes religiosas e a comunidade em geral.
Proposta: Manifestação cultural.